Divulgada em fevereiro de 2018 pela Netflix, “La Casa de Papel” é uma série espanhola originalmente produzida pela rede de televisão Antena 3. “Como assim não é uma série original da Netflix?”, por essa você não esperava, não é mesmo?

Depois dessa, eu vou embora! ~mentira~

A trama gira em torno do planejamento e execução do “maior assalto do século”, nas palavras próprio Professor, que arquitetou todo o plano. A missão dos nove assaltantes é entrar na Casa da Moeda espanhola e produzir mais de 2,4 bilhões de euros.

Aliás, você sabia que, além do plano engenhoso, a história dá ótimas dicas e que podemos aplicar no nosso dia a dia (sem precisar assaltar nenhum tipo de banco, que fique claro)? A Revista QB, parceira do AlfaClub, separou 5 lições para todo estudante aprender com La Casa de Papel! Confira:

1 – Planejamento é tudo
Um dos grandes erros de quem está estudando é não conseguir se planejar direito.  O Professor, por exemplo, dedicou toda a sua vida para pensar no plano perfeito para o assalto. Isso não quer dizer que você precisa gastar todo o seu tempo se planejando, porém conseguir traçar seus objetivos e o passo a passo de como alcançá-los é preciso.

Precisa estudar para aquela prova difícil ou montar um projeto? Que tal dedicar uma hora do seu dia para pensar com calma como fazer essas coisas darem certo?

2 – Paciência, meu jovem. Muita paciência
O Professor passou diversos anos aguardando o momento ideal para colocar o plano em prática, respeitando o tempo necessário. Nos dias de hoje, a ansiedade é quase algo inerente ao ser humano, queremos fazer tudo agora e que o resultado saia amanhã: isso não é possível. É preciso saber que certas coisas demoram um pouco para acontecer ou para dar certo. Tenha paciência, ok?

3 – Ouça sempre e ouça bem
Para que o plano pudesse ser executado, o Professor ficou de fora da Casa da Moeda, mas não achem que isso fez com que ele ficasse de fora de tudo que acontecia. Ele era o responsável por saber de tudo que estava acontecendo do lado de fora e ajudar seus companheiros. Ele ouvia a tudo e reportava quando necessário.

Isso o que o Professor faz é algo a que poucos dão atenção: ouvir. Sempre que você estiver estudando, vendo uma palestra ou até mesmo conversando: ouça e tente digerir todas as informações que você conseguir. Elas podem parecer banais, mas você nunca sabe como isso poderá te ajudar em uma prova ou até mesmo em uma entrevista de emprego.

4 – Esteja preparado para lidar com contratempos

Graças ao planejamento detalhado, o Professor orientou seus aliados sobre todos os contratempos possíveis e eles conseguiram contorná-los (mesmo que algumas vezes de forma atrapalhada). Está se preparando para aquela apresentação de seminário? Tenha opções para caso o pen-drive não funcione, a internet esteja sem conexão ou até mesmo se a energia acabar!

5 – Trabalho em equipe (mesmo que seja preciso respirar 10 vezes)
Apesar de algumas desavenças e mudanças inesperadas, o trabalho em equipe foi necessário para que o assalto pudesse acontecer. Na faculdade ou nos estudos, tente não se isolar. Seus amigos podem ser ótimos aliados em projetos e nos trabalhos que surgirem, afinal, cada um deles tem um ponto forte que merece ser destacado (e se tudo estiver dando errado, lembre-se de respirar fundo, no mínimo, umas dez vezes, ok?).


Esse post é uma parceria do AlfaClub com o Quero Bolsa e foi escrito por Isabela Giordan, publicado originalmente aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here