Futebol Americano: o que você precisa saber pra começar a assistir os jogos

por Leo Nunes

0
Foto: Reprodução

Apesar não ser muito praticado no Brasil, o futebol americano vem crescendo em popularidade fora dos Estados Unidos, onde foi criado por representantes de universidades americanas em 1876 e é sucesso absoluto. A temporada 2018 começa nesta quinta-feira e já tá rolando aquela ansiedade entre os amantes do esporte. E você, já conhece o jogo?

Como funciona o futebol americano?

Pra começo de conversa, um campo de futebol americano tem 100 jardas de comprimento e vai de uma End Zone à outra. A End Zone é a área de 10 jardas na extremidade do campo, em verde escuro na imagem abaixo:

Disputado por 11 jogadores de cada lado, o jogo acontece em quatro tempos de 15 minutos cada, e, o relógio é parado quando um atleta deixa o campo com a bola, um passe é incompleto ou há um pedido de tempo.

A cada jogada a equipe que tem a posse da bola tem quatro tentativas para ultrapassar 10 jardas. Caso não consiga, a bola passa a ser do time adversário. Quem terminar o jogo com mais pontos ganha.

A posição mais importante do jogo é o Quarterback, aquele cara que recebe a bola e arremessa pros seus companheiros. Atualmente o mais famoso deles é Tom Brady, que recebe mais de 18 milhões de dólares por ano e ainda é casado com ninguém menos que Gisele Bündchen. Será que tá ruim a vida do bonitão aí?

As formas de pontuar

Touchdown
Ao chegar na End Zone, o time ganha 6 pontos. Além disso, eles tem o direito de escolher se querem tentar o Extra Point chutando a bola entre as traves (e ganhando mais 1 ponto) ou se querem tentar um novo touchdown carregando a bola até a End Zone novamente (e ganhando mais 2 pontos).

Field Goal
Quando o time que está atacando chuta a bola entre as traves. Vale 3 pontos.

Safety
Muito menos comum, o Safety rola quando um jogador adversário derruba um atleta com a bola dentro de sua própria End Zone. Vale 2 pontos.

O campeonato

A NFL (National Football League) é dividida em duas grandes conferências, a NFC (National Football Conference) e a AFC (American Football Conference). Cada divisão possui 16 times e, ao final da temporada, os campeões de cada uma se enfrentam no SuperBowl, aquele famoso jogo que é um mega evento, com direito a shows megalomaníacos no intervalo (ano passado a bola da vez foi a Lady Gaga) e é assistido por mais de 100 milhões de pessoas só nos EUA.

Hoje, no jogo de estréia da NFL, os Patriots – atuais campeões e time do Tom Brady – enfrentam os Chiefs. Aqui no Brasil o único canal que passa a liga é a ESPN, sempre às quintas, domingos e segundas e a gente (obviamente) vai ficar ligado.

Pra quem quiser entender mais ainda sobre o esporte mais popular da terra do Tio Sam, se liga nesse guia aqui e fica de olho nos jogos da temporada!


Acesse mais conteúdos e confira descontos exclusivos para estudantes baixando o aplicativo do AlfaClub aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here