O que é Coliving? Conheça uma forma acessível e descomplicada de sair de casa

0
teste
Foto: Freepik

Com os altos valores dos apartamentos e dos aluguéis, parece um sonho muito distante sair da casa da família e assumir todas as contas de um novo lar, certo?

A boa notícia é que uma prática bem antiga na Europa tá cada vez mais comum por aqui, especialmente nas grandes cidades: sim, estamos falando do Coliving!

Mas afinal, o que é Coliving?

No Coliving se vive em uma moradia compartilhada, onde normalmente cada um tem o seu quarto e as áreas de convivência, como sala e cozinha, acabam sendo um ponto de encontro pra trocar ideias e aprender a viver em comunidade. São vários os espaços de coliving: podem ser em casas ou apartamentos; totalmente residenciais ou integrados a um coworking. O lance é compartilhar!

Foto: Reprodução

As vantagens do Coliving

Parece estranho o fato de morar com uma galera que você nunca viu na vida, mas já parou pra pensar que pode ser uma experiência super enriquecedora? O Coliving tem uma série de pontos positivos, espia só alguns deles:

#É acessível e descomplicado
Certamente é muito mais fácil sair de casa podendo dividir todas as contas fixas, né não?

#Cabou solidão
Não curte a ideia de morar sozinho? Veio de outra cidade pra estudar e não conhece ninguém? Taí a solução, afinal, sempre vai rolar uma interação com alguém! É claro que, respeitando o espaço de cada um 😉

#Morar bem
Muitas vezes os Colivings ficam em espaços maiores que os apartamentos/casas comuns e em localizações privilegiadas, onde você não conseguiria bancar sozinho.

#Divisão de tarefas
Se engana quem pensa que Coliving é bagunça! Os moradores devem estabelecer regras e dividir tarefas pra convivência ser a melhor possível. Com todo mundo colaborando, manter a casa em ordem não parece ser tão pesado!

#Novos migs
Dividir a casa com outras pessoas é trocar experiências, dar risadas e também ser o ombro amigo. Nem sempre é fácil morar junto, mas é inevitável criar conexões fortes que podem acabar em uma bela parceria.

Como morar em um Coliving?

Aqui em Porto Alegre falamos com o Ricardo Neves da OKA Coliving, que nos explicou como funciona na prática:

“A OKA loca apartamentos e casas grandes em bairro legais, com pelo menos 3 quartos, e equipa as áreas em comum (cozinha, sala, banheiro) com móveis, eletrodomésticos e utensílios, além de contratar o serviço de internet digno de uma boa noite de Netflix. Toda a gestão da experiência é feita como se eu fosse morar ali, e, de fato, eu moro em um deles. Os membros ainda contam com o atendimento 24h de uma “síndica” do Coliving para ajudar em qualquer dúvida.”

Os futuros moradores passam por uma entrevista com o Ricardo, e, os selecionados, fecham um contrato de sublocação de 6 meses, que pode ser renovado várias vezes. A mensalidade inclui aluguel, água, luz, gás, condomínio, internet/Tv e duas faxinas por mês, OU SEJA, basicamente os gastos extras acabam sendo com alimentação! 😉

Spoiler: a OKA ainda oferece algumas surpresas mensais, como jantares feitos por um chef convidado, kits de café da manhã e outros presentinhos para seus residentes. Não é demais? 😀

Rolou interesse e quer saber mais? Confere os depoimentos lá no Insta da OKA Coliving ou mande um inbox lá no Facebook!


Acesse mais conteúdos e confira descontos exclusivos para estudantes baixando o aplicativo do AlfaClub aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here