10 dicas pra economizar grana todo mês e não ser um estudante falido

chega de não ver a cor do dinheiro!

0

 

Fim de mês, conta vazia, convites sendo recusados, rolês com culpa, “passa no crédito” e uma sensação de que os 30 dias na verdade são 60 (eta mês que não acaba!). Quem nunca?

Como nem sempre os estágios ou empregos oferecem uma boa $$$ remuneração nesse início de carreira, é importante ter consciência e mudar algumas atitudes no dia a dia pra poder aproveitar melhor a sua grana. Se liga nas nossas dicas pra economizar:

1 – Leve marmita
Já parou pra pensar em quanto você gasta com almoços, lanches e etc? Sabemos que nem sempre é possível carregar comida, mas procure se organizar pra levar o máximo possível de casa. A melhor parte é conseguir fazer uma refeição mais saudável, sem cair nas tentações do buffet livre e do fast food.

2 – Deixe pra beber na concentra
Parece óbvio, mas às vezes a gente esquece: é CARO beber na balada! A grande função da concentra é reunir a galera antes e fazer um aquece com aquela ceva ou bons drinks adquiridos com a contribuição de todos.

3 – Pense melhor antes de chamar o UBER/CABIFY
Sim, é maravilhoso o fato de apertar um botão e ter um motorista particular na sua porta. ATÉ CHEGAR A FATURA DO CARTÃO COM 3457 CORRIDAS DE 12 REAIS (quem sempre?). Procure alternativas: caronas, rachar gasolina, transporte público, bike e até ir caminhando. Ah! E sempre rola dividir o UBER com os amigos, sem ficar muito pesado pra ninguém.

4 – Aposte no consumo colaborativo
Compartilhar, emprestar, alugar e trocar são palavras que precisam estar mais presentes no seu vocabulário. Tem uma festa de formatura pra ir? Que tal pegar uma roupa emprestada com as amigas? Ama séries? Convide um amigo pra dividir o acesso e a conta do Netflix. Partiu trocar livros com os colegas? Pense nisso!

5 – Venda aquilo que não está usando
Comprou uma câmera e raramente usa? Tem um sapato que comprou no impulso e nunca usou? Tem vários livros em bom estado e não pretende ler de novo? Venda! Além de arrecadar uma grana extra, ganha mais espaço para o que realmente usa.

6 – Faça 3 perguntas antes de comprar qualquer coisa
Sim, todas as lojas e e-commerces foram feitos pra gente querer comprar. Ainda mais se está em oferta, né não? Mesmo assim, sempre se questione: 1) o preço é justo? 2) eu amei essa coisa? 3) eu realmente preciso dessa coisa? Pode ter certeza que suas compras por impulso vão terminar.

7 – Invista seu dinheiro
Faça seu dinheiro render! “Ai mas eu não entendo nada de aplicações”. No problem, pode começar com um valor mais baixo em aplicativos como o Warren, bem didático e fácil de administrar – e os rendimentos podem ser maiores do que simplesmente colocar uma grana na poupança.

8 – Comece a fazer programas mais baratos
Em vez de jantar fora, quem sabe trocar por uma janta em casa? Em vez de ir pra balada, que tal ficar só na concentra?

9 – Aceite que a vida é feita de escolhas
Infelizmente, nem sempre dá pra ter tudo. Em algum momento você vai ter que escolher entre um almoço feliz na sexta ou aqueles bons drinks no sábado. Faça uma análise mental e priorize aquilo que vai te deixar mais feliz na ocasião.

10 – Aproveite as ofertas do AlfaClub
Sempre bom lembrar que lá no app tem várias barbadas pra economizar em restaurantes, lojas e serviços. É gratuito e fácil de fazer o cadastro, basta mandar uma foto do comprovante de matrícula! 😉

Gostou das dicas? Acesse mais conteúdos e descontos exclusivos para estudantes baixando o aplicativo do AlfaClub aqui!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here