Depois da facul: como escolher o melhor tipo de pós-graduaçãoQuando a faculdade se aproxima do fim, basicamente existem dois tipos de alunos: os que não querem saber de aula por um bom tempo e os que…


Depois da facul: como escolher o melhor tipo de pós-graduação

Quando a faculdade se aproxima do fim, basicamente existem dois tipos de alunos: os que não querem saber de aula por um bom tempo e os que gostariam de engatar uma pós logo na sequência.

Se você se identifica com o segundo tipo, a grande questão é entender qual é o seu perfil e quais são os seus objetivos pra, assim, fazer a escolha que melhor atende às expectativas. No Brasil, os cursos de pós-graduação dividem-se em dois grandes grupos (com nomes diferentões em latim): Stricto Sensu e Lato Sensu.

Cursos Stricto Sensu

Pra galera que quer um nível de conhecimento mais aprofundado, estimulando a reflexão teórica.

– Mestrado

O curso aprofunda o aprendizado da graduação e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular a reflexão teórica. 
Bom para: quem curte (muito) estudar e pesquisar; quer seguir a carreira acadêmica, como professor ou pesquisador.
Duração: dois anos (média)
Conclusão:
Diploma de mestre

– Doutorado

Para ser professor de uma universidade pública, por exemplo, é preciso ter o doutorado. O curso oferece um conhecimento teórico mais profundo do que o mestrado, e uma das principais diferenças entre eles está no nível de exigência que é solicitado aos candidatos. Quem finaliza o curso, pode aprofundar (ainda mais) as pesquisas no pós-doutorado.
Bom para: quem curte (MUITO) estudar, tem um forte interesse analítico no desenvolvimento de pesquisas científicas e está disposto a se dedicar totalmente (difícil trabalhar durante o curso!); quer seguir a carreira acadêmica, como professor ou pesquisador.
Duração: quatro anos (média)
Conclusão:
Título de doutor

CURSOS LATO SENSU

Pra quem quer ganhar competências específicas de aplicação prática, facilitando o crescimento na carreira e mudanças de área.

– Especialização

O curso é feito para atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos e científicos de uma área específica de atuação. A sua escolha não precisa necessariamente ter relação com sua graduação!
Bom para: quem não tem o estudo como prioridade mas busca evoluir na área desejada, com foco no mercado profissional.
Duração:
mínimo de 360 horas
Conclusão:
Certificado com título de especialista

– MBA (Master Business Administration)

É voltado para quem quer aprimorar conhecimentos de administração e ter uma visão aprofundada no campo dos negócios e da gestão. O curso fomenta o networking, pois existe muita troca de experiências de mercado, então é comum algumas instituições exigirem que o candidato tenha experiências de trabalho. Já existem MBA´s de outras áreas, como saúde, marketing e agronegócio, mas boa parte do curso é dedicado às disciplinas de gestão e administração.
Bom para: quem já trabalha há alguns anos e está em processo de crescimento profissional. É muito procurado por empresários, executivos e gestores.
Duração: mínimo de 360 horas
Conclusão:
Certificado com título de especialista

E aí, já sabe qual pós tem mais a ver com você? Não deixe de consultar o Quero Bolsa, seu curso pode estar te esperando com AQUELE desconto 😉


Acesse mais conteúdos e descontos exclusivos para estudantes baixando o aplicativo do AlfaClub aqui!

Tagged in Pós Graduação, Quero Bolsa, Carreira, Carreira Profissional, Vida Acadêmica

By AlfaClub on July 26, 2017.

Canonical link

Exported from Medium on August 1, 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here